CONTEÚDO TÉCNICO

Tapes, vocês sabem para que servem?

Vocês já devem ter visto por aí muitos atletas e praticantes de atividade física de diversas modalidades , inclusive dentro dos CrossFit, utilizando faixas coloridas colados pelo corpo não é?

Vocês sabem o que são e pra que servem?

As Bandagens Elásticas tem como benefícios auxiliar na drenagem de edemas, estimular a consciência corporal, reduzir desequilíbrios musculares, auxiliar na estabilização articular e de estruturas importantes como tendões e ligamentos, tirando a sobrecarga destes e auxiliando o tônus muscular sem perder a amplitude e a qualidade de movimento e consequentemente interfere na sensação de dor.

Como isso acontece?

A tensão da bandagem elástica causa a estabilização além de criar estímulos mecânicos na pele onde estão localizados receptores sensoriais responsáveis pela sensação da dor. Já o componente elástico da bandagem estimula a pele a absorver melhor edemas e hematomas.

A Bandagem elástica é um recurso que deve ser usado em conjunto com outras técnicas e pode ser usada na prevenção ou no tratamento de lesões.

Ana Leticia C.F. Almeida
CREFITO-3/144768-F
@leticiafurquimfisio

Você sabe para o que é RECOVERY?

Termo muito ouvido nas competições, box de Crossfit ou mesmo nas academias, o RECOVERY é o conceito de recuperação do corpo após a atividade física, diminuindo ao máximo os efeitos da sobrecarga dos exercícios para que possamos retornar da melhor maneira possível ao esporte ou mesmo para o escritório no dia seguinte. Por isso, vale salientar que #recoverytambémétreino e é indicado para todos os praticantes, não apenas atletas profissionais!

Ele compreende diversas técnicas de tratamento que serão propostas por um profissional qualificado após sua avaliação, como por exemplo: – Liberação miofascial manual e instrumental
– Liberação de pontos gatilhos
– Massagem esportiva
– Ventosaterapia
– Botas compressivas
– Termoterapia (gelo ou calor dependendo da indicação)
– Quiropraxia

Além desse trabalho pós atividade, vale lembrar algumas outras ferramentas importantíssimas quando pensamos em melhorar performance e prevenir lesões: – Mobilidade suficiente para executar os movimentos da sua modalidade
– Ativação da musculatura estabilizadora

Ficou com alguma dúvida e/ou quer marcar sua avaliação para conhecer melhor suas forças e fraquezas? Baixe já o app e encontre o ANJO DO WOD mais próximo de você!

Texto: Tati Falavinia @tatifalavinia_fisio
Fisioterapeuta
CREFITO-3/ 147697-F

CrossFit ✖ hérnia de disco

A metodologia do Crossfit é baseada em três principais princípios:

☑ movimentos funcionais(que se assemelham bastante com todos os movimentos diários)
☑alta intensidade (para o desenvolvimento do melhor condicionamento físico)
☑variação constante (uma rotina de exercícios diferente todos os dias).

Uma vez que exercícios funcionais são exercícios que assemelham as atividades da vida diária, dizer que quem tem hérnia de disco não pode fazer CrossFit é o mesmo de impedi-la de sentar ou pegar um objeto no chão.

Nosso corpo é dependente de movimento, quanto mais tempo parado, menos preparado para suportar as atividades diárias ou no trabalho, ele fica, resultando em mais dores. .

Pessoas com hérnia de disco podem participar da metodologia do CrossFit como uma atividade física regular, com a supervisão de um profissional capacitado e qualificado para acompanhar, avaliar e trabalhar a musculatura responsável pela estabilização da coluna.

A hérnia acontece por vários fatores e um deles é os sedentarismo, ou seja não devemos ficar parados!

Passe para o lado e confira dois depoimentos de pessoas que possuem Hérnia de Disco e são praticante de CrossFit, no primeiro vídeo o head Coach do box @redzoneacademia @coachpezao que além do CrossFit é praticante de futebol americano. Ambos os atletas ouvidos são cuidados pelo Anjo @jostcarol.fisio .

Uma musculatura forte = vida normal.

Baixe o aplicativo dos ANJO DO WOD e encontre o mais próximo de você e tire suas dúvidas!

Texto: Tati Falavinia @tatifalavinia_fisio
Fisioterapeuta
CREFITO-3/ 147697-F

Afinal, a mobilidade influencia o PR?

Não só influencia, mas é fundamental para o seu PR (Personal Record).

A mobilidade é um dos cinco elementos básicos que determinam a performance física do indivíduo, sendo assim, um pré requisito básico para um movimento de qualidade.

Mas qual o real benefício da mobilidade?

VANTAGEM MECÂNICA! ⠀

O posicionamento ideal associado à amplitude de movimento adequada permite a potência ideal durante a execução de um movimento e otimiza a técnica realizada. Portanto, até que se tenha o intervalo ideal em suas articulações, você não terá descoberto o verdadeiro potencial do seu corpo.

Rasgando o verbo: se você é todo “duro”, “travado”, certamente está abaixo do seu potencial máximo e só tem a ganhar com os treinos de mobilidade. ⠀
Procure um Fisioterapeuta, faça uma avaliação funcional e potencialize seus resultados. ⠀

Emilly Silva
@emillyfisio
Fisioterapeuta
CREFITO 4-188172-F

O que é Dry Needling

O dry Needling, ou Agulhamento Seco, é uma técnica que utiliza agulhas para desativar pontos-gatilho, aliviando tensões musculares e desordens miofasciais.⠀ Pode ser utilizada tanto em dores agudas quanto em dores crônicas.

Apesar de também utilizar agulhas, a semelhança com a acupuntura termina aqui pois sua atuação é direcionada aos músculos e fáscia muscular.⠀

Os pontos-gatilho podem apresentar dores no local ou à distância, por isso uma correta avaliação se faz necessária. Eles podem surgir por causa de esforço físico, má postura, musculatura enfraquecida ou até desequilíbrio de forças entre grupos musculares.⠀

Após a identificação desses pontos, é feito o agulhamento deste local, objetivando o desaparecimento ou uma redução significativa da dor. Após o agulhamento, uma nova avaliação deverá ser realizada para verificar se a dor ainda está presente.⠀

Esta técnica pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas como a massagem, ventosaterapia, eletroterapia e acupuntura.⠀

Não deixe as dores atrapalharem seu treino ou tirarem seu sossego. Encontre o Anjo mais próximo de você e fique livre de qualquer incômodo! .

CrossFit® lesiona?

Claro que sim! A pergunta correta deveria ser: CrossFit® lesiona mais que outros esportes?⠀

No primeiro estudo nacional sobre o assunto, publicado em 2016 encontramos uma incidência global de lesões no CrossFit de 31%, aproximadamente. Quando comparamos com outras atividades físicas que apresentam movimentos similares como levantamento de peso, powerlifting e ginástica olímpica encontramos taxas de lesão similares.⠀

Comparando o CrossFit® com esportes de contato encontramos taxas de lesão muito mais elevadas nestes espotes. No futebol por exemplo, os trabalhos apresentam taxas de 57% a 61,8% de lesões em 1 ano.⠀

Quando comparamos as lesões por tempo de prática o CrossFit® apresenta por volta 3 lesões a cada 1000 horas de prática segundo os estudos publicados, sendo que futebol, vôlei, basquete apresentam o dobro de taxas de lesões. Em relação a outros esportes que utilizam treino com pesos como fisiculturismo e levantamento olímpico as taxas são muito próximas ao do CrossFit®.⠀

Uma variável muito importante para evitar lesões é o seu nível de condicionamento físico. Quanto mais treinado você for, mais difícil você se lesionar e as lesões tendem a ser menos graves. Outro fator importante é o grau de participação e envolvimento do Coach, quanto mais ele corrige o praticante, maior a chance de não haver uma lesão. ⠀
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Por: @drjansprey ⠀

Entenda como a quiropraxia ajuda na sua força

Dentre a gama de efeitos que o tratamento com Quiropraxia proporciona, nos últimos meses, estudos destacaram o aumento de força após ajustes. Em um dos estudos conduzidos pela equipe de pesquisa do Dr Tony S. Keller, da Activator Methodos Chiropratic Technique, apresentado em 2000 durante o Encontro Anual da Sociedade Internacional de Estudos da Coluna Lombar , demonstrou que a musculatura paravertebral que atua diretamente na coluna tem aumento de força no movimento de extensão do tronco, proporcionando mais estabilidade e um aumento global de força. No estudo realizado por Motealleh A (Man. Ther. , 2016), que, após igualar o comprimento de pernas com um ajuste na região sacroilíaca, a força nos músculos glúteo médio e quadríceps aumentou, reduzindo dores nos joelhos.⠀

Esses aumentos de força foram comprovados por eletromiografia, mas podemos comprovar na prática no aumento de peso em exercícios de LPO ou na academia, diminuição de tempo em provas de corrida, aumento de concentração nos estudos e por aí vai.⠀

O melhor de tudo é que quiropraxia é para todo mundo. Todos podem passar por essas experiências e muitas outras que o tratamento com Quiropraxista pode proporcionar.⠀

Texto do anjo Lucas Pimentel (ABQ 641) @lucas_pimentel09

MISSÃO

Uma comunidade dentro da comunidade.
Profissionais da Saúde, juntos, pela sua evolução no esporte.

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