QUERO SER
UM ANJO DO WOD

QUERO AGENDAR
UMA CONSULTA PRESENCIAL

QUERO AGENDAR
UMA CONSULTA ON-LINE

Claro que sim! A pergunta correta deveria ser: CrossFit® lesiona mais que outros esportes?

No primeiro estudo nacional sobre o assunto, publicado em 2016 encontramos uma incidência global de lesões no CrossFit de 31%, aproximadamente. Quando comparamos com outras atividades físicas que apresentam movimentos similares como levantamento de peso, powerlifting e ginástica olímpica encontramos taxas de lesão similares.

Comparando o CrossFit® com esportes de contato encontramos taxas de lesão muito mais elevadas nestes espotes. No futebol por exemplo, os trabalhos apresentam taxas de 57% a 61,8% de lesões em 1 ano.

Quando comparamos as lesões por tempo de prática o CrossFit® apresenta por volta 3 lesões a cada 1000 horas de prática segundo os estudos publicados, sendo que futebol, vôlei, basquete apresentam o dobro de taxas de lesões. Em relação a outros esportes que utilizam treino com pesos como fisiculturismo e levantamento olímpico as taxas são muito próximas ao do CrossFit®.

Uma variável muito importante para evitar lesões é o seu nível de condicionamento físico. Quanto mais treinado você for, mais difícil você se lesionar e as lesões tendem a ser menos graves. Outro fator importante é o grau de participação e envolvimento do Coach, quanto mais ele corrige o praticante, maior a chance de não haver uma lesão.

Por Anjo Dr Jan Sprey

Open chat
Tire sua duvida!